Skip to main content

Portugal terá 36% de crianças em creches até final de 2010

«O Estado Português irá suplantar o objectivo europeu de ter mais de 33% de crianças na rede de creches, atingindo no final deste ano 36%», afirmou o Primeiro-Ministro na inauguração de uma creche e jardim de infância na Amadora. «Ao longo dos últimos cinco anos as coisas mudaram muito e não me cansei de chamar a atenção para a necessidade de se resolver o problema crónico da falta de investimento em creches», afirmou José Sócrates. «Mas chegamos a 2010 e podemos dizer que houve em Portugal uma reforma silenciosa, mas grande, ao nível da rede de creches».

Logo Portal do GovernoA creche e jardim de infância, com lugar para 141 crianças entre 3 e 5 anos e criando 27 empregos, foram inaugurados junto ao hipermercado do Grupo Auchan do centro comercial Dolce Vita Tejo, na Amadora, e destinam-se aos trabalhadores do grupo, tendo o PM destacado o sentido de responsabilidade social deste grupo económico em relação aos seus trabalhadores, particularmente no que toca à conciliação entre a vida profissional e familiar.

Este aspecto foi também referido pela Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social: «Esta creche está implantada exactamente junto ao local de trabalho da maioria dos pais das crianças. Este não é um investimento qualquer no âmbito do programa Pares, porque tem na sua génese um grupo empresarial», disse Helena André.

O grupo Auchan vai construir novas creches nos hipermercados de Almada, Alfragide, Matosinhos e Maia, num investimento global superior a oito milhões de euros, em cerca de 50% será financiado pelo Estado.

Fonte: Portal do Governo

  • Criado em .
  • Última atualização em .