Trabalho - Actualizações Recentes

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2012

Votos de utilizador:  / 173
FracoBom 
Categoria de topo: Trabalho - Categoria: Legislação Publicado em 13-03-2011 Visitas: 102272

Para a declaração de rendimentos a entregar no início de 2012 (relativa aos rendimentos de 2011) deverá consultar as Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2011.

Encontra-se a aguardar publicação o Despacho que aprova as tabelas de retenção na fonte para os titulares de rendimentos com residência fiscal no território português, com excepção das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a aplicar em 2012.

Logo Diário da República

As principais alterações a nível de IRS para 2012 são a introdução de limites nas deduções fiscais que terão reflexo na declaração de rendimentos a entregar no início de 2013 e o desdobramento das tabelas de retenção na fonte para acomodarem o corte no subsídio de férias e subsídio de Natal (tabelas com a nota ART 21.º LEI N.º 64-B/2011).

Na página com as Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2011 encontrará informação sobre os prazos que dizem respeito à entrega da declaração de rendimentos a entregar em 2012 (relativa aos rendimentos de 2011).

Nos termos do despacho, as tabelas aprovadas refletem as alterações introduzidas pela Lei n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro (Orçamento do Estado para 2012), em cumprimento dos compromissos assumidos no programa de assistência financeira a Portugal, designadamente a revisão das deduções à coleta e a convergência da dedução específica da categoria H (pensões), tendo sido igualmente tidas em consideração as majorações por dependente nas deduções previstas nos artigos 82.º e 83.º do Código do IRS.

Foram ainda aprovadas tabelas específica para os trabalhadores dependentes abrangidos pela suspensão do pagamento de subsídio de férias e de Natal prevista na artigo 21.º da Lei n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro (Orçamento do Estado para 2012), garantindo, assim, a aplicação aos rendimentos auferidos por estes trabalhadores das taxas de retenção que correspondem ao respetivo rendimento mensal.

A fim de que os operadores económicos e outros interessados possam, desde já, ter acesso a estas tabelas, a Autoridade Tributária e Aduaneira procedeu à sua divulgação a 10 de Fevereiro de 2012.

Artigos com as tabelas de retenção na fonte para outros anos:

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2011

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2010

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2009

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2008

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2007

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2006

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2005

Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2004

Outros formatos:





Community Builder Avatar
Pedro Ferreira (20.02.2012 (13:30:42))
Sim Não Citar :
Podem, por favor, informar-me onde posso consultar a tabela de retenção/2012 I.R.S. para pensionistas da função pública ( art. 21º da Lei nº 64-B/2011) ?
Obrigado


As tabelas de retenção para pensionistas são as seguintes:
PENSÕES
PENSÕES - TITULARES DEFICIENTES
PENSÕES - TITULARES DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS
Community Builder Avatar
Domingos Augusto (20.02.2012 (00:57:27))
Tabelas retenção pensionistas, art.21º Lei 64-B/2011 Sim Não Podem, por favor, informar-me onde posso consultar a tabela de retenção/2012 I.R.S. para pensionistas da função pública ( art. 21º da Lei nº 64-B/2011) ?
Obrigado
Community Builder Avatar
Pedro Ferreira (06.02.2012 (12:50:50))
Sim Não Citar :
Fiseram a retenção do irs porque não esiste tabela?


Bom dia, a tabela para os pensionistas encontra-se disponível.
Community Builder Avatar
Pedro Ferreira (06.02.2012 (12:50:00))
Sim Não Citar :
Será que os aposentados não descontam? Onde está a tabela?


Bom dia, a tabela para os pensionistas encontra-se disponível.
Community Builder Avatar
Maria Teresa Dolores Santos Oliveira (26.01.2012 (20:00:19))
Agredeço que enviem tabela irs para reformados Sim Não Fiseram a retenção do irs porque não esiste tabela?
Community Builder Avatar
armando barros (26.01.2012 (12:13:28))
tabela irs 2012 Sim Não Será que os aposentados não descontam? Onde está a tabela?
Community Builder Avatar
Beatriz Madeira (19.12.2011 (23:46:53))
Sim Não Citar :
Agradeço envio das tabelas assim que forem publicadas. Obrigada


Cara Fátima Carneiro,

Assim que houver publicação das tabelas de retenção de irs na fonte para o continente em 2012, elas serão disponibilizada s aqui, neste mesmo artigo.
Community Builder Avatar
Fátima Carneiro (17.12.2011 (21:46:03))
Tabelas de retenção de irs na fonte para o continente em 2012 Sim Não Agradeço envio das tabelas assim que forem publicadas.
Obrigada

Smileys

:confused::cool::cry::laugh::lol::normal::blush::rolleyes::sad::shocked::sick::sleeping::smile::surprised::tongue::unsure::whistle::wink:

 2000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas